sábado, 20 de junho de 2015

O Clima em nossa região - I

Apesar de não ser climatológico, gosto muito do assunto, por que vivencio e observo muito as ocorrências e pergunto as pessoas por onde ando. Eu acompanho e me recordo desde a época dos fins de 60 e início dos anos 70. Em São Tomé por todo o rio Potengi existiam fruteiras como mangueiras, cajueiros, coqueiros, goiabeiras, tamarindeiros, pinha, graviola, etc. Ali no pomar que meu avô Pedro Pereira fez a plantação de muitas fruteiras na propriedade dele, entre as casas da rua Ladislau Galvão e o rio Potengi... até jaqueira existia... minha avó mantinha e nós usufruíamos aos montes. Só que em 1974, ano das maiores chuvas de nosso município, o rio arrastou 90% de todo o pomar. E isso ocorreu em vários sítios ao longo do velho Potengi.
Apesar disso, naquele período, tínhamos mais tempo de chuvas, embora saiba que tivemos secas bravas onde o governo interveio com a SUDENE e houve até mesmo ameaça de saque ao comercio, me parece quando o prefeito era sr. Araken e quiseram até invadir a casa dele, sendo a multidão contida pelo padre Xavier, a polícia e o cunhado de Araken (Tião).
Mas na época de chuva, eu me lembro que muitas vezes a serração (névoa) tomava conta da cidade, as vezes a noite e outras vezes ao amanhecer. O friozinho era gostoso e durava muito tempo e não precisávamos de ventiladores e nem de ar condicionado. Era muito bacana. Só que depois da próxima seca brava, no fim de 70 de até 1984, o clima realmente começou a mudar drasticamente. A alta industrialização mundial foi minando o clima de tal forma que o nosso rio Potengi a cada ano definha a sua agua subterrânea, que hoje o pessoal tá fazendo cacimbas com 8 metros de profundidade e quase já batendo no cristalino. Com isso, toda a nossa produção agropecuária praticamente não existe mais. O heróis da resistência ainda estão com seu gadinho e quando entra o ano com as primeiras chuvas, quem ainda tem trator faz a aração mas quem não tem é uma correria na prefeitura para o prefeito conceder o trator para fazer a aração e de repente a chuva para e o prejuízo é geral.
Na próxima intervenção sobre o assunto, falaremos mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário