domingo, 9 de junho de 2013

Henrique Alves assume a presidência do Brasil a partir deste sábado

STU_3908_

O deputado federal pelo Rio Grande do Norte, Henrique Eduardo Alves, assume interinamente, a partir das 22h deste sábado, a presidência da República, em substituição a Dilma Roussef, que vai viajar para Portugal. Henrique ficará com o cargo porque o vice-presidente da República, Michel Temer, também está fora do país. A previsão é que ele permaneça como presidente até terça-feira (11). Durante esse período, Henrique Alves fará reuniões com os ministros Garibaldi Alves (Previdência Social), José Eduardo Cardozo (Justiça) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais), além da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), e de prefeitos potiguares. Também está previsto um encontro com partidários da Câmara.

(O globo) - BRASÍLIA — A presidente Dilma Rousseff embarcou às 18h para Lisboa e, pouco antes, transmitiu o cargo para o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), em cerimônia rápida na Base Aérea de Brasilia. Dilma antecipou em quatro horas o embarque para Portugal, onde participará da cerimônia de encerramento do Ano do Brasil naquele país. Alves, o terceiro na linha sucessória, assumiu o cargo porque o vice-presidente da República, Michel Temer, e o presidente do Senado, Renan Calheiros, também estão em viagens ao exterior.
“Seguindo agora para a Base Aérea ao encontro com a presidente Dilma. Inevitavelmente, pensamento voltado para o RN, nessa longa caminhada realizada”, escreveu Henrique Alves no Twitter, pouco antes de se deslocar para a Base Aérea.
Henrique Alves desistiu de uma viagem oficial que faria à Rússia, programada há bastante tempo, para assumir a Presidência da República. Com isso, impediu que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, um crítico do governo e do Congresso, assumisse o comando do Executivo federal, mesmo que por poucos dias. O retorno da presidente Dilma ao Brasil está previsto para a próxima terça-feira.
Henrique Alves recebeu telefonemas de amigos. O primeiro a ligar foi o senador tucano Aécio Neves (MG), amigo de longa data de Henrique Alves.
Aécio Neves é candidato pelo PSDB à Presidência da República em 2014 e disputará a vaga, entre outros, com a atual presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário