quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Henrique propõe redistribuição de água no RN

O candidato Henrique Eduardo Alves (PMDB) defendeu como ponto de destaque entre suas propostas para a agricultura desenvolver os recursos hídricos do Estado. Em palestra ministrada na manhã desta quinta-feira (4) aos representantes do setor, na Casa da Indústria, à convite da Federação da Agricultura do Rio Grande do Norte (Faern), o candidato também destacou que construirá um novo porto e que investirá em capacitação técnica para o jovem do campo.
Luana CampeloA apresentação de Henrique Alves encerrou os debates organizados pela Faern com os três candidatos mais bem posicionado nas pesquisas eleitoraisA apresentação de Henrique Alves encerrou os debates organizados pela Faern com os três candidatos mais bem posicionado nas pesquisas eleitorais

A apresentação de Henrique Alves encerrou os debates organizados pela Faern com os três candidatos mais bem posicionado nas pesquisas eleitorais para debater o futuro da agricultura potiguar. Ao final da palestra de cada candidato, a Federação entregou o documento “O que esperamos do próximo governo 2015-2018”, elaborado por técnicos da entidade após ouvir produtores e extrair sugestões para a construção de novos rumo para a produção agrícola do RN.

Henrique ressaltou em sua fala a importância de preparar o Rio Grande do Norte para receber as águas do rio São Francisco. “O edital que irá complementar o eixo da transposição do rio São Francisco no nosso Estado é aguardado desde abril. Espero que até outubro o Ministério da Integração possa lançar esse edital”, explicou o candidato.

“Enquanto essa água da transposição não chega para perenizar reservatórios e rios, nós temos que fazer a transposição estadual das bacias e barragens que nós temos. Se elas não forem preparadas, essa água vai para o mar. É preciso que elas sejam canalizadas para nossos reservatórios para que sirvam para o consumo humano, consumo animal, irrigação, num planejamento que tem que ser feito logo, agora”, disse Henrique Alves.

Um novo porto, com vocação para escoar a produção graneleira potiguar, também está entre nos planos de Henrique para desenvolver a agricultura do Estado. “Nós já temos o nosso projeto finalizado, vai ser em Porto do Mangue, onde há uma fenda geográfica importante”, explicou.

Conforme o candidato do PMDB, o Porto de Natal perdeu competitividade para o de Pecém, em Fortaleza, o de Suape, localizado em Pernambuco, e o de Cabedelo, na Paraíba. “Nós temos que mudar essa vertente”, afirmou.

Henrique Eduardo Alves acrescentou que a fruticultura também precisa de mudanças. Uma das idieas do candidato é avaliar a melhor maneira de utilizar o Porto Ilha, localizado em Areia Branca, para beneficiar a fruticultura, tornando o escoamento da produção mais próximo das propriedades rurais. “Isso reduziria em quase 40% os custos”, destacou.

Capacitação
O candidato do PMDB defendeu ainda um trabalho voltado para a capacitação técnica dos jovens que vivem no meio rural. “Eu vou transformar as áreas da Emparn [Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN] e da Emater [Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN] em centros técnicos localizados no interior do Estado, para que o jovem não tenha que vir para a cidade”, disse Henrique.

“O jovem que mora no interior vai poder ficar no campo, aprendendo a tecnologia rural, onde poderá seguir seu pai, seu avô, e integrar-se a todos num crescimento harmônico do sistema rural do Estado”, completou o candidato do PMDB.
 
Fonte: Tribuna do Norte
Vinícius Menna
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário