sábado, 9 de março de 2013

Henrique Eduardo anuncia duplicação da BR-304

A homenagem promovida pelas entidades empresariais transformou-se em um evento de anúncio da execução dos projetos de infraestrutura para o Rio Grande do Norte. O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), destacou que serão realizadas três importantes obras do Governo Federal para o Estado.

Ao discursar para agradecer a homenagem feita pela federações da Indústria, do Comércio, das Empresas de Transportes Rodoviários e da Agricultura, o deputado Henrique Eduardo Alves disse que teve da presidenta Dilma Rousseff a garantia de que, em dez dias, será iniciada a licitação para duplicação da Reta Tabajara, obra orçada em R$ 150 milhões.

Outro projeto de duplicação anunciado pelo presidente da Câmara foi o da BR 304. Segundo ele, em 15 dias, após aprovado o orçamento da União, o que será feito na terça-feira, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) lançará a licitação para esse projeto."Há oito meses que o meu assunto com a presidenta Dilma, sempre que a encontrava, era um só, perguntava pela duplicação da BR 304. Pois ela me autorizou a dizer ao Rio Grande do Norte que em 15 dias a licitação será lançada, essa obra é de R$ 1 bilhão", destacou.

Na presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que assistiu a homenagem, Henrique Eduardo disse também que hoje a governadora Rosalba Ciarlini assinará o convênio para que o Rio Grande do Norte seja o terceiro Estado do país a receber o programa "Brasil mais Seguro". "Essa iniciativa é para que o Estado possa ter a segurança que precisa ter, anuncio o Brasil mais Seguro para trazer a segurança que o Estado está reclamando", destacou.

Dirigindo-se ao prefeito de Natal, Carlos Eduardo, o deputado federal disse que trazia uma boa notícia para Natal. Henrique Eduardo afirmou que teve a garantia da Petrobras de que os tanques da distribuidora BR, localizados no bairro de Santos Reis, serão desativados ainda este ano. O presidente da Câmara afirmou ainda que até 2015 todo material será retirado da área. O espaço é de propriedade da Aeronáutica, 80%, e da Marinha, 20%. "E já recebi a boa vontade da Aeronáutica de que poderá negociar e doar a área para a Prefeitura de Natal", disse o presidente da Câmara.

A homenagem ao deputado federal Henrique Eduardo lotou o Boulevard Recepções, localizado no bairro de Nova Parnamirim. Participaram da homenagem os ministros da Previdência, Garibaldi Filho; de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Moreira Franco; da Justiça, José Eduardo Cardozo; do Turismo, Gastão Vieira; e das Minas e Energia, Edison Lobão. O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, deputado federal Eduardo Cunha, a governadora Rosalba Ciarlini, o prefeito de Natal Carlos Eduardo e os senadores José Agripino e Paulo Davim foram alguns dos que marcaram presença.

No discurso que fez, no encerrando do evento, o deputado transferiu para o Rio Grande do Norte a homenagem que recebia. "Quero transferir todos os destinos dessa homenagem e incorporo dois caminhos: o primeiro, o maior, a razão de ser, ao povo e ao Estado do Rio Grande do Norte. Porque foi aqui que aprendi a fazer a política que me levou lá. Foi aqui que aprendi os primeiros passos da vida pública. No meu lado direito vai estar a bandeira do Estado do Rio Grande do Norte. E outro caminho, sei que é meu dever ser suprapartidário, no meu lado esquerdo está a (bandeira) do meu querido PMDB. Onde aprendi a lealdade, o resistir, o acreditar, o não temer", ressaltou.

Ele lembrou que nos últimos dez anos foram mais de mil emendas. "Se fosse somar as emendas que apresentei nos últimos dez anos, foram mil emendas, milhões de recursos carreados para meu Estado. Fiz, construí, realizei", observou.

O último trecho do discurso do presidente da Câmara foi uma homenagem ao pai, o ex-ministro Aluízio Alves. "A saudade dele está doendo em mim. Meu velho, estivemos sempre juntos. Sempre segui seus passos. Agora não estou o vendo aqui, mas estou sentindo aqui. Meu velho, como sempre fiz, eu lhe peço, abençoe meus passos",", disse Henrique Eduardo.

Ministros participam da homenagem

O ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Moreira Franco, foi o "porta-voz" do presidente da República em exercício, Michel Temer, que não compareceu devido às fortes chuvas de São Paulo. As chuvas impediram a aeronave presidencial de decolar. "Ele (Michel Temer) não está aqui por absoluta impossibilidade", destacou Moreira Franco.

O ministro, no discurso que fez, observou ainda que tem uma amizade pessoal com o deputado Henrique Eduardo Alves. "É essa amizade que ver no Henrique a solidez de uma atuação política que tem no atendimento das reivindicações, seu Estado, sua comunidade a diretriz maior", ressaltou. Moreira Franco afirmou que "o mais difícil é o reconhecimento em vida do esforço que se dá a política, e Henrique tem esse privilégio".

O ministro da Previdência Garibaldi Filho começou o discurso lembrando do período de cassação na Ditadura Militar, enfrentada pelo ex-ministro Aluízio Alves, pai do deputado federal Henrique Eduardo Alves. "Uma noite que me traz uma carga de emoção muito grande. Tudo que se projetou aqui ao longo da carreira de Henrique eu posso dizer que faço parte dessa história. Comecei com Henrique desde a cassação de Aluízio Alves. Quando cassaram Aluízio, cassaram Aluízio, Garibaldi e Agnelo e só restaram mesmo aqueles dois jovens, eu e Henrique", lembrou.

Garibaldi Filho ressaltou o merecimento do deputado federal potiguar ao cargo ocupado hoje. "Henrique sempre mobilizou as multidões que o fizeram deputado federal por 11 legislaturas". O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) também participou da programação em homenagem ao presidente da Câmara.

Federações destacam oportunidades

A governadora Rosalba Ciarlini definiu como "momento histórico" ter um potiguar ocupando a presidência da Câmara. "É um orgulho muito grande para nossa terra", ressaltou. "No decorrer dos 42 anos ele construiu tantas e tantas vitórias, tenho certeza, presidente Henrique, os projetos já estão prontos, não vou chegar a sua porta sozinha, mas com toda bancada federal, ao lado do ministro Garibaldi. Os projeto que levaremos são sonhos de toda classe norte-rio-grandense", disse a governadora.

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales, chamou atenção para o momento ímpar vivido pelo Estado e observou que, embora pequeno, a terra potiguar traz muitas potencialidades. "O Rio Grande do Norte que nos acolhe há muito deveria pensar grande, somos um Estado pequeno, mas há muitas potencialidades", frisou, durante discurso.

"Estamos diante de um dos poucos momentos que não podemos adiar necessidade e perspectiva política", disse Amaro Sales. O empresário chamou atenção também para a necessidade do pensamento do Estado se tornar mais otimista com o cargo ocupado pelo potiguar na presidência da Câmara. "Agora além de pensar podemos lutar por um Estado ainda mais forte com o novo presidente da Câmara dos Deputados é um de nós", afirmou.

O presidente da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte, Marcelo Queiroz, definiu como "justa homenagem"o que foi prestado ao presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Henrique Eduardo Alves. No início do seu discurso, o empresário chamou atenção para as quatro décadas de atuação parlamentar do peemedebista.

"Ali (na Câmara dos Deputados) chegou ainda nos tempos da escuridão do regime militar, como legítimo sucessor do seu pai, o saudoso governador Aluízio Alves, maior liderança política da histórica recente deste Estado", ressaltou o empresário que representa a entidade.

O presidente da Fecomércio disse também que o tempo de vida pública, aliado à competência, foi o que levou o deputado Henrique Eduardo Alves a se tornar o primeiro norte-rio-grandense presidente da Câmara. Para o empresário, isso também vai ser importante nas articulações que possam ajudar o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário