sábado, 2 de março de 2013

Convenção PMDB Nacional com Dilma

Vice-presidente da República, Michel Temer, discursa ao lado da presidenta Dilma Rousseff e do presidente da Câmara, Henrique Alves

Dilma diz que aliança com PMDB terá 'vida longa'
Em uma demonstração de valorização da parceria com o PMDB, a presidente Dilma Rousseff não poupou elogios ao vice Michel Temer durante convenção nacional neste sábado (2). A presidente desejou "vida longa" à aliança com o partido.
Apesar de não ter explicitado que Temer será o vice em 2014, o discurso agradou a cúpula do partido.
"É uma grande honra participar da convenção nacional do partido, que é o maior parceiro do meu governo. O convite do PMDB para estar aqui ofereceu uma oportunidade extraordinária para que, juntos, possamos celebrar essa parceria sólida, produtiva e que sem duvida alguma terá uma longa vida."
Entre os peemedebistas, havia a expectativa de que Dilma aproveitasse a convenção do PMDB para enfatizar a manutenção de Temer como seu vice na disputa pela reeleição, no ano que vem. Essa explicitação não veio. E não foi por esquecimento. O discurso foi lido, não de improviso.
Pelo contrário, Dilma buscou, nas sutilezas do discurso, deixar as portas abertas ao PSB, partido do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que vem se posicionando no tabuleiro político para lançar sua própria candidatura em 2014 --movimento que em nada interessa ao PT e a Dilma. Uma possibilidade de arrefecer a intenção de Campos seria abrir espaço para que ele seja seu vice em 2014.

Convenção do PMDB

 
Ao citar a excelência da aliança com o PMDB, em pelo menos três oportunidades Dilma acrescentou "e os demais partidos da base aliada" como protagonistas do sucesso de seu governo, conforme ela propagandeia. Segundo ela, o PMDB "é um dos protagonistas" da coalizão que sustenta seu governo. Ao destacar a importância da coalizão para o bom exercício de um governo, disse que são as coalizões "mais amplas, mais bem construídas, que oferecem mais estabilidade política".
Ainda assim, não faltaram elogios diretos e exclusivos ao PMDB. E foram muitos. Dilma começou reforçando as palavras ditas por ela em 2010, quando, também em convenção do PMDB, o partido decidiu apoiar sua candidatura, lançando Michel Temer como seu vice. Segundo Dilma, todas as palavras ditas na época continuam válidas.
"Quero aqui reconhecer que o PMDB nunca faltou ao meu governo. Independentemente das eventuais contradições e diferenças que existem numa coalizão, o PMDB soube ser o partido da estabilidade, da governabilidade. Esse é o reconhecimento que o país deve ao PMDB", afirmou a presidente, diante dos olhares de mais de 150 políticos do PMDB que se aglomeravam no palco do centro de convenções em Brasília, onde está sendo realizado o encontro.
Em seguida, Dilma emendou em homenagens a Temer, seu "grande amigo". Segundo ela, Temer é o "grande parceiro que eu poderia ter para as responsabilidades inerentes [ao cargo]".
"O PMDB me ajuda a governar e, sobretudo, me deu uma de suas maiores contribuições: o vice-presidente Michel Temer, que divide comigo a responsabilidade pela condução do país, e reforça com as suas qualidades de político competente, sério e excepcional negociador a capacidade de articulação do governo", afirmou Dilma.
Nesse momento, em vez de projetar um futuro juntos, Dilma adotou um discurso implícito de despedida.
"Só tenho a agradecer pelo trabalho do Temer, pela sua solidariedade e parceria", disse.

Um dia após o anúncio do Produto Interno Bruto (PIB) de 2012, que ficou em 0,9%, abaixo das expectativas do governo, a presidenta Dilma Rousseff disse hoje (2), durante a Convenção Nacional do PMDB, que o Brasil voltará a crescer este ano. Ela criticou os "mercadores do pessimismo", que apostam no fracasso do país.
Ao lado das principais lideranças peemedebistas, como o vice-presidente da República, Michel Temer, e os presidentes do Senado, Renan Calheiros (AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), Dilma frisou que vão errar aqueles que apostam no fracasso econômico do Brasil.
"Mais um vez, os mercadores do pessimismo vão perder. Vão perder como perderam quando previram o racionamento de energia em janeiro e fevereiro e, mais uma vez agora, quando apostam todas as fichas no fracasso do país. Eles vão se equivocar. Tenho certeza que todos vocês sabem que torcer contra é o único recurso daqueles que não sabem agir a favor do Brasil", discursou a presidenta para militantes do PMDB.
Dilma acrescentou que, com o apoio do PMDB, o governo petista realizou feitos importantes para o país, como a saída de 22 milhões de brasileiros da extrema pobreza. "Juntos [PT e PMDB] fizemos muito, o que parecia impossível e o que os nossos adversário políticos, quando puderam, não fizeram ou não quiseram fazer."
Em um discurso preparado e lido em cerca de 40 minutos, Dilma defendeu a aliança com o PMDB e ressaltou a importância do partido para a governabilidade do país. "Muito do que conseguimos alcançar no meu governo deve-se à presença do meu companheiro e vice-presidente Michel Temer e ao apoio dos parlamentares do PMDB", acrescentou.
DivulgaçãoGaribaldi Filho faz pronunciamento durante a convenção nacional do PMDB, em BrasíliaGaribaldi Filho faz pronunciamento durante a convenção nacional do PMDB, em Brasília
"É uma grande honra participar da Convenção Nacional do partido, que é o maior parceiro do meu governo. O convite do PMDB para estar aqui ofereceu uma oportunidade extraordinária para que possamos, juntos, celebrar essa parceria sólida, produtiva e que, sem dúvida, terá longa vida".

A presidenta ainda defendeu a política de coalizão e ressaltou que, desde a redemocratização, todos os presidentes, exceto Fernando Collor de Mello, foram eleitos com aliança entre partidos. "Desde que começamos a eleger presidentes, apenas um governo não teve amplo apoio e apenas um não concluiu seu mandato. Em meu governo, a ampla coalizão que conseguimos formar tem obtido resultados e isso é um passo fundamental para a superação da miséria extrema no Brasil."
"Temos que ressaltar a indispensabilidade dessa aliança", disse o vice-presidente da República e presidente licenciado do PMDB, Michel Temer. "O PMDB tem uma honra extraordinária de participar desse governo", acrescentou.
Segundo o senador José Sarney (PMDB-AP), a aliança entre os dois partidos é programática. "Temos lealdade recíproca e objetivo comum".
Fonte: Folha de São Paulo e Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário